Projeto de Iniciação Científica promove avanços na odontologia minimamente invasiva
Institucional
A Faculdade Sete Lagoas – FACSETE tem o prazer de anunciar o projeto de iniciação científica intitulado “NanoBiocompósitos ionômericos modificados com fosfato de cálcio e reticulados com epicloridrina para restaurações dentárias minimamente invasivas”. Sob a orientação do renomado Prof. Dr. Vitor Dumont, o projeto conta com a participação dos talentosos alunos Gabriel Oliveira Borba, Gustavo Abreu Campolina e Crystoff Ryan Nascimento Mata, todos do 8º período do Curso de Odontologia da FACSETE.
O principal objetivo desse projeto é modificar e aprimorar as propriedades mecânicas, químicas e biológicas dos cimentos de ionômero de vidro convencionais. Esses cimentos são amplamente recomendados pela Organização Mundial de Saúde – OMS para uso em comunidades menos favorecidas. Através do desenvolvimento desses novos materiais, pretende-se promover avanços significativos na odontologia minimamente invasiva, garantindo tratamentos mais eficazes e acessíveis.
Uma das grandes conquistas alcançadas pelo projeto foi a oportunidade proporcionada aos alunos de graduação do Curso de Odontologia da FACSETE de ingressar no universo da pesquisa científica. Eles tiveram a chance de aprender técnicas, procedimentos e processos próprios do saber científico, em parceria com o Centro Avançado de Biomateriais (BioMat) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).
A FACSETE reitera seu compromisso com a promoção da pesquisa científica entre seus alunos e com o desenvolvimento de soluções inovadoras para a comunidade odontológica. O projeto “NanoBiocompósitos ionômericos modificados com fosfato de cálcio e reticulados com epicloridrina para restaurações dentárias minimamente invasivas” é apenas um exemplo do empenho da instituição em preparar profissionais capacitados e engajados com os avanços científicos na área da saúde bucal.