Biotecnologia

Biotecnologia

Tipo de Formação

Tecnólogo

Modalidade

Semipresencial

Duração

6 Semestres

Portaria

Nº 1.116, de 23/12/2022

Coordenação

Profa. Me. Janine França Gonçalves - biotecnologia@facsete.edu.br

Inscreva-se

Apresentação

Biotecnologia é a união entre tecnologia e sistemas biológicos. Ou seja, trata-se de inovações aplicadas em organismos vivos para desenvolver ou melhorar produtos ou substâncias. A intenção é sempre aperfeiçoar a maneira como vivemos e aprimorar os recursos que utilizamos. A Biotecnologia está dividida em quatro grandes áreas de atuação: saúde, agropecuária, industrial e meio ambiente. A área de Biotecnologia está presente em quase todos os processos de produção de alimentos, bebidas, vacinas e medicamentos.

Alinhado com as tendências e necessidades do mercado de trabalho, no curso Técnico em Biotecnologia da Facsete, você vai aprender a fazer análises químicas, bioquímicas e microbiológicas, acompanhar e controlar processos industriais e desenvolver insumos e produtos inovadores. Nosso curso tem como principais objetivos:

  1. Formar profissionais que compreendam a manipulação de microrganismos, plantas e animais, capazes de empregar técnicas modernas de biologia molecular e celular e a estrutura e o funcionamento dos seres vivos, capazes de gerar novas tecnologias e riqueza econômica.
  2. Atuar com base em conhecimentos sistêmicos, interdisciplinares e em equipes.
  3. Atuar pautado em princípios éticos e legais da profissão.


Diferenciais do Curso 

 O curso possibilita ao aluno inserir-se em diferentes nichos de negócios, além de capacitá-lo a gerar soluções impactando positivamente à sociedade;

 Este profissional estará apto a melhorar os processos com base em ciência, tecnologia e inovação;

 A característica eclética da formação permite aos profissionais não somente inserir-se em diferentes áreas como também trabalhar em equipes interdisciplinares;

 Projeto pedagógico inovador, com oportunidades diferenciadas de integralização do curso em busca do desafio de aprender com qualidade, no menor custo possível de tempo e de recursos;

 Aulas presenciais semanais;

 Estágios intramuros;

 Corpo docente formado por mestres e doutores;

 Infraestrutura moderna e laboratórios de última geração;

 Programas de bolsas e financiamentos.


Atuação no Mercado de Trabalho

A biotecnologia é uma das ferramentas tecnológicas mais importantes da atualidade e engloba aplicações biológicas em diferentes setores industriais como alimentos, saúde, meio ambiente, indústria química, produção de insumos industriais, entre outros.

O profissional formado no curso Técnico em Biotecnologia poderá atuar em laboratórios de análises e controle de qualidade; em indústrias dos segmentos de insumos, alimentos, bebidas, fármacos, vacinas e kits de diagnósticos; e em instituições de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

As áreas mais aquecidas para se trabalhar são:

  • Setor Alimentício;
  • Farmacêutica;
  • Agroindústria;
  • Ambiental;
  • Energética;
  • Cosmetologia;
  • Pesquisas.

Dentro desses campos de estudo, você poderá ser o responsável por estudos relacionados ao melhoramento de bioprocessos, como maneiras de produzir mais gastando menos recursos, estudos de melhoria genética, desenvolvimento de produtos cosméticos sem a necessidade de fazer testes em animais e até mesmo desenvolvimento de novos medicamentos.


Vestibular 2023.1

Formas de Entrada

Vestibular 2023.1

Inscrições Abertas 

✔  PROVA CONCURSO DE BOLSAS

✔  PROVA  AGENDADA

  ENEM

✔  TRANSFERÊNCIA

✔  OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO 

Saiba Mais


Nota Enem 


Ingresse utilizando sua nota do ENEM de 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021.


Faça abaixo sua inscrição para o processo 2022.2

Inscreva-se Agora

Obtenção de Novo Título

Faça um novo curso superior na FACSETE.

Saiba Mais



Transferência Externa

Transfira seu curso agora para FACSETE

Saiba Mais



ProUni 

O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas de educação superior.

Saiba Mais

Por que Facsete?

Cadastre-se:

Cadastre seu email e receba todas as nossas novidades:

Acompanhe a FACSETE nas redes