Bolsas de Financiamento

ProUni

O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas de educação superior.

Dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais com renda per capita familiar máxima de 1,5 salários mínimos e bolsas parciais (50%) com até 3 salários mínimos. O ProUni conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, que confere transparência e segurança ao processo.

Acesse o site do ProUni


Prezado(a) Candidato(a)

“A FACULDADE SETE LAGOAS - FACSETE está pronta para receber você e informa que, excepcionalmente no 2º semestre de 2022, vamos receber, por meio físico ou digital a documentação de comprovação de inscrição para o PROUNI: https://prounialuno.mec.gov.br/

Importante ficar atento(a) e observar as datas dos cronogramas a serem divulgados pelo Prouni.

Informamos que a veracidade das informações e documentações apresentadas é de responsabilidade exclusiva do candidato.

Caso prefira atendimento presencial, para entrega dos documentos para análise, solicitamos que agende a sua vinda e que marque um horário através do contato:

 (31) 3773-3268 fixo ramal 7022


Se optar por enviar os documentos de forma virtual, gentileza acessar conforme as informações abaixo, dentro do horário de Brasília especificado nos Editais.

ATENÇÃO - Para facilitar o envio de documentos necessários para seu cadastro no programa de Bolsas e Financiamentos, estamos encaminhando o passo a passo para realização do mesmo:

Passo 1: Solicite ao setor de bolsas e financiamentos o login e senha para ter acesso a sua área de aluno no portal https://facsete.com.br/doc/

Passo 2: Após ser informado seus dados de acesso, acesse o portal (caso o portal esteja em inglês, selecione a opção Português Brasil na barra de idioma que se encontra na parte superior a direita)

Passo 3: Para encaminhar seus documentos, selecione o menu à esquerda a opção “ARQUIVOS”

Passo 4: Clique em Adicionar arquivos para selecionar todos os arquivos que você quer enviar, e então clique em continuar.

Passo 5: Ao inserir os arquivos você deverá alterar o nome deles conforme o tipo de documento a ser enviado, para definir nome e descrição para cada arquivo enviado basta clicar no nome referente ao mesmo. (Lembre-se que o tamanho máximo de envio é 2MB)

Passo 6: Para confirmar o envio, clique na opção “Enviar arquivos


IMPORTANTE:

A Faculdade Sete Lagoas – FACSETE, para análise documental, não se responsabilizará por:

1. Envio de arquivo com documento incompleto e/ou ilegível;

2. Falha ou erro do arquivo enviado;

3. Recebimento de arquivo fora da data e horário específico, divulgados nos cronogramas oficiais;

4. Perda de prazo devido a problemas de acesso pela internet para envio dos documentos;

5. Envio fora do prazo do cronograma oficial de algum documento solicitado para complemento na análise final do processo.


Segue abaixo a relação dos documentos inicialmente necessários, lembrando que em alguns casos, o representante da Faculdade poderá solicitar outros documentos para análise, devido às informações cadastradas na inscrição:

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA VALIDAÇÃO DO PROUNI:

Documentos originais – do CANDIDATO

  • Comprovante de residência recente;
  • Histórico de Conclusão do Ensino Médio;
  • Declaração – Candidato que estudou todo o ensino médio em escola privada deverá apresentar uma Declaração da Escola informando que estudou todos os anos, especificando o 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, com bolsa integral (100%) ou se foi parte pública e parte privada com a declaração somente do ano específico, de bolsa integral, se for o caso.

Documentos originais – do CANDIDATO E MEMBROS DO GRUPO FAMILIAR

  • Documentos pessoais (RG, CPF), e, para os membros menor de idade que não possuem o RG pode apresentar a Certidão de Nascimento.
  • Comprovante de renda (3 últimos meses para renda fixa ou 6 últimos meses para renda variável – hora extra, comissão, etc.) ou declaração de ausência de renda (maiores de 18 anos que não estão trabalhando), conforme modelo de declaração anexo;
  • Outras formas de comprovação de renda: Autônomos – 3 últimos recolhimento de INSS (Carnê) com comprovante de pagamento, Aposentados – comprovante através do site https://meu.inss.gov.br/ acessar e solicitar o “extrato de benefício”; também pode ser com Declaração de Imposto de Renda de 2022 (todas as páginas); Extratos bancários dos últimos 6 meses completos; e demais situações informadas no edital. Caso tenha dúvida gentileza verificar no setor de Bolsa e Financiamento.
  • Carteira de trabalho (xerox das páginas: foto, qualificação, contrato de trabalho e próxima em branco) ou fotos das situações na Carteira de Trabalho Digital (através de acesso no site https://www.gov.br/pt-br/temas/carteira-de-trabalho-digital);
  • Pais que não moram com o(a) candidato(a): apresentar certidão de divórcio ou declaração registrada no cartório, com 2 testemunhas, informando sobre o atual grupo familiar e se o pai(mãe) ausente ajuda financeiramente o(a) filho(a); ou Certidão de óbito, quando for o caso;
  • Caso o candidato receba pensão (pai/mãe) enviar comprovante dos 3 últimos meses (recibo ou extrato bancário)
  • Candidato menor de idade comparecer com um responsável e apresentar original e cópia do RG/CPF;
  • Demais documentos conforme informados na Portaria, se necessário.

Ou pesquisa de documentos através do link no site do Prouni: https://acessounico.mec.gov.br/PROUNI_documentacao.92fe389a.pdf


 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA:

Documentos originais – DO CANDIDATO 

  • Histórico de Conclusão do Ensino Médio;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Carteira de Identidade;
  • CPF;
  • Título de eleitor e comprovante de votação da última eleição;
  • Comprovante de Regularidade com o Serviço Militar (reservista) - para sexo masculino;
  • Comprovante de residência recente;
  • Duas fotografias 3x4 coloridas e recentes.

Obs.: Vamos disponibilizar alguns “modelos de declarações”, que, se necessário, devem ser feitos de “próprio punho” e “assinatura igual ao RG”, que podem ser uteis para alguma situação específica de comprovação. Não é um documento obrigatório a todos os candidatos, cabendo a apresentação somente para as situações específicas.


Ressaltamos que a pré-seleção do candidato assegura apenas a expectativa de direito de uma das vagas, e que o fato de ter entregado presencialmente ou enviado os documentos virtualmente para análise, não configura que a inscrição esteja concluída. Ela será finalizada somente com a assinatura do “Termo de Concessão de Bolsa” para o PROUNI, acompanhada da Matrícula na Secretaria Acadêmica da faculdade.

Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida.


Att.,

Setor de Bolsa e Financiamento

FACSETE – Faculdade Sete Lagoas

(31) 3773-3268

Para ajudar você a realizar o sonho de estudar, a FACSETE em parceria com o PRAVALER oferece aos alunos a oportunidade de financiar seus estudos!

 

SOBRE O PRAVALER

O PRAVALER é o maior financiamento estudantil privado do Brasil. Criado em 2001, quando os estudantes não podiam contar com qualquer incentivo financeiro para continuarem seus estudos no ensino superior – e muitos desistiam, ou deixavam para depois a vontade de se dedicar aos estudos para alcançar uma carreira futura e mudar de vida.

De lá pra cá, quase 200 mil alunos já conseguiram fazer uma faculdade e investir em seu futuro. Para isso acontecer, o Pravaler conta com a parceria de mais de 500 instituições de ensino superior em todo o país, inclusive com a FACSETE, que subsidiam – uma parte ou totalmente – os juros dos parcelamentos realizados pelos alunos, formando uma verdadeira rede de apoio para quem tem o sonho de se formar e precisa de uma forcinha para arcar com os custos das mensalidades.


COMO FUNCIONA

A contratação é semestral. Cada semestre você paga, no mínimo, em 1 ano. Mas as parcelas nunca se acumulam! Isso acontece porque você só começa a pagar a segunda contratação quando terminar a primeira. Assim, se você financiar todos os semestres de um curso de 4 anos, você terá, no mínimo, 8 anos para pagar.


PASSO A PASSO 

1. SIMULAÇÃO

Simule seu financiamento estudantil e cadastre-se

2. PROPOSTA

Preencha seus dados e do seu fiador

3. DOCUMENTOS

Envie seus documentos online e aguarde a aprovação da sua instituição

4.CONTRATO

Você e seu fiador precisarão assinar o contrato

5. FINALIZADO

(Acesse no Pravaler o app ou o portal do aluno para acessar seus boletos.)



Clique aqui para fazer sua simulação 

Saiba mais, ligue 31 3773-3268 (Opção 6 - Bolsas e Financiamentos)

JURO ZERO

O financiamento exclusivo para o ensino superior, melhora as condições de pagamento dividindo cada mensalidade em duas parcelas, assim o aluno paga a metade das mensalidades durante o curso e o restante em igual período após a formatura.


Saiba mais, ligue 31 3773-3268 (Opção 6 - Bolsas e Financiamentos)

FIES

Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) do Governo Federal, que financia o curso escolhido com juros zero para estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Outra vantagem do programa, é que o pagamento, da parte financiada, só começa a ser feito após a formatura. Para se candidatar ao FIES, o estudante não precisa estar matriculado e o período de inscrições é divulgado pelo MEC. O estudante que possui bolsa parcial do ProUni, se desejar, pode financiar o restante pelo FIES. O processo de inscrição é realizado, via internet, no site: acessounico.mec.gov.br  para informações gerais ou fiesselecaoaluno.mec.gov.br para inscrição. 


Prezado(a) Candidato(a)

Para você que foi pré-selecionado(a) no FIES, agora, você precisa complementar sua inscrição em http://portalfies.mec.gov.br/


IMPORTANTE: Ao complementar suas informações confira todos os dados, principalmente:

  • Comprovação de renda: colocar sempre o valor bruto ou total de proventos
  • Grupo familiar: colocar todas as pessoas que residem com o candidato (os que não tem renda – colocar renda “zero”)
  • Conferir: dados pessoais, endereço, telefone, e-mail, ano de conclusão do ensino médio, enfim, todos os dados informados devem ser digitados corretamente
  • Receberemos seus documentos para análise, também através de encaminhamento: https://facsete.com.br/doc/


“A FACULDADE SETE LAGOAS - FACSETE está pronta para receber você e informa que, excepcionalmente no 2º semestre de 2022, vamos receber, por meio físico ou digital a documentação de comprovação de inscrição para o FIES. Importante ficar atento e observar as datas dos cronogramas a serem divulgados pelo Fies.

Caso prefira atendimento presencial, para entrega dos documentos para análise, solicitamos que agende a sua vinda e que marque um horário através do contato:

(31) 3773-3268 fixo ramal 7022


Se optar por enviar os documentos de forma virtual, gentileza acessar conforme as informações abaixo, dentro do horário de Brasília especificado nos Editais/Portarias.

ATENÇÃO - Para facilitar o envio de documentos necessários para seu cadastro no programa de Bolsas e Financiamentos, estamos encaminhando o passo a passo para realização do mesmo:

Passo 1: Solicite ao setor de bolsas e financiamentos o login e senha para ter acesso a sua área de aluno no portal https://facsete.com.br/doc/

Passo 2: Após ser informado seus dados de acesso, acesse o portal (caso o portal esteja em inglês, selecione a opção Português Brasil na barra de idioma que se encontra na parte superior a direita)

Passo 3: Para encaminhar seus documentos, selecione o menu à esquerda a opção “ARQUIVOS”

Passo 4: Clique em Adicionar arquivos para selecionar todos os arquivos que você quer enviar, e então clique em continuar.

Passo 5: Ao inserir os arquivos você deverá alterar o nome deles conforme o tipo de documento a ser enviado, para definir nome e descrição para cada arquivo enviado basta clicar no nome referente ao mesmo. (Lembre-se que o tamanho máximo de envio é 2MB)

Passo 6: Para confirmar o envio, clique na opção “Enviar arquivos


Informamos que a veracidade das informações e documentações apresentadas é de responsabilidade exclusiva do candidato.

IMPORTANTE: A Faculdade Sete Lagoas – FACSETE, para análise documental, não se responsabilizará por:

1. Envio de arquivo com documento incompleto e/ou ilegível;

2. Falha ou erro do arquivo enviado;

3. Recebimento de arquivo fora da data e horário específico, divulgados nos cronogramas oficiais;

4. Perda de prazo devido a problemas de acesso pela internet para envio dos documentos;

5. Envio fora do prazo do cronograma oficial de algum documento solicitado para complemento na análise final do processo.


Segue abaixo a relação dos documentos inicialmente necessários, lembrando que em alguns casos, o representante da Faculdade poderá solicitar outros documentos para análise, devido às informações cadastradas na inscrição:

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES:

Documentos originais – Do(a) CANDIDATO(A)

  • Comprovante de residência recente;
  • Histórico de Conclusão do Ensino Médio;

Documentos originais – do CANDIDATO(A) E MEMBROS DO GRUPO FAMILIAR

  • Documentos pessoais (RG, CPF), e, para os membros menor de idade que não possuem o RG pode apresentar a Certidão de Nascimento.
  • Comprovante de renda (3 últimos meses para renda fixa ou 6 últimos meses para renda variável – hora extra, comissão, etc.) ou declaração de ausência de renda (maiores de 18 anos que não estão trabalhando), conforme modelo de declaração anexo;
  • Outras formas de comprovação de renda: Autônomos – 3 últimos recolhimento de INSS (Carnê) com comprovante de pagamento, Aposentados – comprovante através do site https://meu.inss.gov.br/ acessar e solicitar o “extrato de benefício”; também pode ser com Declaração de Imposto de Renda de 2021 (todas as páginas); Extratos bancários dos últimos 6 meses completos; e demais situações informados no edital. Caso tenha dúvida gentileza verificar no setor de Bolsa e Financiamento.
  • Carteira de trabalho (xerox das páginas: foto, qualificação, contrato de trabalho e próxima em branco) ou fotos das situações na Carteira de Trabalho Digital (através de acesso no site https://www.gov.br/pt-br/temas/carteira-de-trabalho-digital);
  • Pais que não moram com o(a) candidato(a): apresentar certidão de divórcio ou declaração registrada no cartório, com 2 testemunhas, informando sobre o atual grupo familiar e se o pai(mãe) ausente ajuda financeiramente o(a) filho(a); ou Certidão de óbito, quando for o caso;
  • Caso o candidato receba pensão (pai/mãe) enviar comprovante dos 3 últimos meses (recibo ou extrato bancário)
  • Candidato menor de idade comparecer/enviar um responsável (com original e cópia do RG/CPF);
  • Demais documentos conforme informados na Portaria, se necessário.
  • Ou pesquisa através do link do Fies: https://acessounico.mec.gov.br/FIES_documentacao.c68cb57e.pdf


DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA:

Documentos originais – Do CANDIDATO

  • Histórico de Conclusão do Ensino Médio;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Carteira de Identidade;
  • CPF;
  • Título de eleitor e comprovante de votação da última eleição;
  • Comprovante de Regularidade com o Serviço Militar (reservista) - para sexo masculino;
  • Comprovante de residência recente;
  • Duas fotografias 3x4 coloridas e recentes.

Obs.: Vamos disponibilizar alguns “modelos de declarações”, que, se necessário, devem ser feitos de “próprio punho” e “assinatura igual ao RG”, que podem ser uteis para alguma situação específica de comprovação. Não é um documento obrigatório a todos os candidatos, cabendo a apresentação somente para as situações específicas.


Ressaltamos que a pré-seleção do candidato assegura apenas a expectativa de direito de uma das vagas, e que o fato de ter entregado ou enviado os documentos por e-mail para análise, não configura que a inscrição/concessão esteja concluída. Ela será finalizada, através da matrícula (quando for o caso), com a assinatura do “DRI-Documento de Regularidade de Inscrição” e posterior assinatura do “Contrato de Financiamento” no Banco.

Estamos à disposição.


Att.,

Setor de Bolsa e Financiamento

FACSETE – Faculdade Sete Lagoas

(31) 3773-3268 - Opção 6

BOLSA MÉRITO 2022.2

Valorizando o mérito estudantil e o ensino médio, serão disponibilizadas Bolsas de Estudo aos participantes do processo seletivo do 2º Sem/2022. 

Serão distribuídas BOLSAS MÉRITO aos ingressantes por meio do Vestibular Tradicional Presencial 2022/2, em uma única etapa, após a realização de todas as provas previstas e todos os participantes poderão concorrer.

Exclusivamente aos ingressantes por meio de Vestibular Tradicional Presencial serão ofertadas:

  • 1 bolsa de estudos de 100%  ao primeiro colocado geral;
  • 1 bolsa de estudos de 70% ao primeiro colocado de cada curso;
  • 1 bolsa de estudos de 50%  ao segundo colocado de cada curso;
  • 1 bolsa de estudos de 30% ao terceiro colocado de cada curso.

O resultado dos candidatos contemplados do Vestibular Tradicional Presencial será divulgado até o dia 08/08/2022.


BOLSA MÉRITO ENEM

 Serão concedidas BOLSA MÉRITO ENEM aos ingressantes por meio dos resultados do ENEM dos últimos 5 anos (2017 a 2022) :

  • 1 bolsa de estudo de 40% , para cada curso, ao primeiro candidato aprovado na modalidade ENEM que comprovar aproveitamento acima de 751 pontos no referido exame e realizar matrícula;
  • 1 bolsa de estudo de 35%, para cada curso, ao primeiro candidato aprovado na modalidade ENEM que comprovar aproveitamento entre 601 e 750 pontos no referido exame e realizar matrícula;
  • 2 bolsas de estudo de 30%, para cada curso, aos dois primeiros candidatos aprovado na modalidade ENEM que comprovarem aproveitamento entre 501 e 600 pontos no referido exame e realizarem matrícula;
  • 3 bolsas de estudo de 25%, para cada curso, aos três primeiros candidatos aprovados na modalidade ENEM que comprovarem aproveitamento entre 450 e 500 pontos no referido exame e realizarem matrícula;


O resultado dos candidatos contemplados pela nota do ENEM será divulgado até o dia 08/08/2022. 

As BOLSAS MÉRITO não são cumulativas com quaisquer dos demais descontos, praticados pela FACSETE, exceto PRAVALER e FIES.


CONSULTE O EDITAL

Formas de Entrada

Vestibular 2023.1

Inscrições Abertas 

✔  PROVA CONCURSO DE BOLSAS

✔  PROVA  AGENDADA

  ENEM

✔  TRANSFERÊNCIA

✔  OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO 

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Nota Enem 


Ingresse utilizando sua nota do ENEM de 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021.


Faça abaixo sua inscrição para o processo 2022.2

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