NOTA DE ESCLARECIMENTO - SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Autor: Admin Facsete - 06.05.2020 - 20:18

Prezada Comunidade Acadêmica,

Esperamos encontrar você e as respectivas famílias bem.

A FACSETE - Faculdade Sete Lagoas vem a público esclarecer, que no dia 05 de maio de 2020 um prestador de serviço da Instituição, realizou em seu perfil pessoal do Instagram a postagem de um stories marcando inclusive o perfil da FACSETE.

O conteúdo da postagem gerou imediata repercussão na comunidade acadêmica, que questiona sobre a vulnerabilidade do sistema da instituição.

Desta forma esclarecemos que a FACSETE garante a segurança e confiabilidade de acesso ao seu sistema acadêmico e plataforma de educação remota. Rotineiramente são analisadas as práticas de controle, relacionados à segurança da informação implementadas nesta instituição. A segurança da informação é um aspecto de extrema importância e que é tratada com enorme seriedade.

Sobre o caso específico imediatamente foi solicitado ao responsável pela postagem que esclarecesse os fatos, o que foi feito via Nota de Esclarecimento da Empresa Panda Informática Soluções e Tecnologia, assinada pelo Sr. Ricardo Alex C. Souza.

A FACSETE garante aos seus alunos que a plataforma Moodle, utilizada pela instituição, é uma das plataformas EAD mais antigas e confiáveis do mercado. O Moodle é um sistema de gestão do ensino e aprendizagem (conhecidos por suas siglas em inglês, LMS - Learning Management System, ou CMS – Course Management System).

Uma das maiores vantagens do Moodle e o que faz dele a principal plataforma, é a segurança que ele proporciona aos seus usuários. Tanto os estudantes como os professores podem editar os seus dados e conteúdos compartilhados na plataforma com total tranquilidade, com a certeza de que o acesso será limitado a usuários restritos ou de pessoas que fazem parte do curso. As opções de segurança é o principal motivo que faz do Moodle plataforma de EAD com o maior número de usuários em todo o mundo.

A FACSETE ainda esclarece que respeita a privacidade dos dados de seus alunos, professores e colaboradores em conformidade com as mais modernas regras de gestão da segurança da informação, ressaltando mais uma vez, que a postagem em discussão foi um infeliz ato isolado realizado por um prestador de serviço. Insistimos mais uma vez que o sistema Moodle, oferece dentro de seu dash board, ferramentas de acompanhamento de número simultâneo de acessos, quantidade de acessos por usuário, atividades acadêmicas realizadas por usuário, mas nunca o monitoramento ou acesso à máquina ou dispositivo pessoal que os seus usuários utilizam. Desta forma gostaríamos de tranquilizar toda a comunidade acadêmica da FACSETE quanto à questão de segurança e acesso aos nossos sistemas.

Garantimos a vocês a nossa absoluta transparência e respeito as normas de acesso a sistemas informatizados, garantindo assim a lisura das nossas avaliações ou qualquer outra atividade realizada de maneira remota.

Contamos com a compreensão e colaboração de todos!

Atenciosamente,

Ivan F. M. Andrade