FACSETE PARTICIPA DA 1ª MOSTRA DE PROFISSÕES DE MATOZINHOS

Ação Social

Autor: Admin Facsete - 17.06.2019 - 22:46

A Praça do Rosário recebeu no último sábado, 15, a 1ª Mostra de Profissões. Durante o evento, o público contou com a presença de vários especialistas para tirar dúvidas e conhecer o dia a dia de cada profissão, entender melhor o mercado de trabalho, FIES, PROUNI e ENEM. Em diversas tendas, era possível ouvir orientações e aproveitar os atendimentos oferecidos pelas faculdades como orientação jurídica, avaliação antropométrica, aferição de pressão, orientações sobre prevenção de câncer de mama e DSTS, assistir à simulação de atendimento diante de uma parada cardíaca ou um trauma. Além de dicas de saúde bucal, medição de glicemia e sorteio de brindes, a manhã de sábado contou também com a apresentação musical de Léo Guto.

O evento foi realizado pela Prefeitura de Matozinhos através da Secretaria de Desenvolvimento Social, SERPAF, Programa ACESSUAS Trabalho, com a parceria da FACSETE - Faculdade Sete Lagoas, Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEMM) e Faculdade Única. Para a secretária de Desenvolvimento Social Andrea Inês Dutra Braz a iniciativa culmina com o trabalho de um ano do Programa ACESSUAS, onde a assistência social tem por proposta fazer com que o público alvo entenda o que o mercado exige na nossa sociedade; quais são os  dificultadores e a forma de facilitar  para que esse usuário entre nesse mercado. “A Mostra de Profissões traz as diversas áreas que esses usuários podem se aprimorar no conhecimento para o mercado de trabalho. Pensar que o público da assistência social não possa frequentar uma universidade é um grande engano, tanto que, o próprio governo tem benefícios para que aquelas pessoas de baixa renda possam adquirir conhecimento”, explicou.

Já a Coordenadora do SERPAF Matozinhos Sara Martins destacou a ação como uma oportunidade que vai além para quem ainda não definiu qual profissão seguir: “Acho que contribuímos de forma motivacional para que o público veja que existem inúmeras possibilidades de acessar o universo do curso superior. Observo que é um momento de integração para compartilhar conhecimento e para as pessoas conhecerem os serviços que são prestados à população, como o ACESSUAS, por exemplo”.

Muitos estudantes compareceram à Mostra à procura de informações. Samai Fernandes Reis, de 15 anos, já tinha definido a área de atuação, mas aproveitou o momento para conversar com os profissionais. “Administração ou gestão empresarial é o que eu quero, mas acho interessante esse tipo de evento para conscientizar e mostrar o caminho para quem ainda não se decidiu”, afirmou.  Ysla Brazil Vieira, de 18 anos, presta vestibular este ano, e já decidiu que a odontologia será a sua escolha de curso: “queria algo na área da saúde e me identifiquei com a odonto, porém, é importante ter noção antes de começar o curso para não desistir no meio do caminho. Por isso, acho interessante participar de eventos como esse, para conhecer um pouco mais da profissão que escolhi”, avaliou.

A Mostra foi encerrada com o sorteio de brindes ofertados pelas faculdades. A FACSETE disponibilizou tratamentos em clínica de fisioterapia, a UNIFEMM sessões de coaching de carreira, já a Faculdade Única cursos de capacitação profissional e a Escola de Idiomas CNA ofereceu descontos nos cursos da unidade.

Dentre as profissões que foram expostas estão: psicologia, odontologia, radiologia, fisioterapia, direito, administração, nutrição, enfermagem, educação física, ciências biológicas, engenharia de produção, engenharia civil, engenharia ambiental, engenharia elétrica, engenharia química, tecnólogo em logística e tecnólogo em RH, processos gerenciais, serviço social, pedagogia, e gestão hospitalar. 

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Matozinhos

Voltar